segunda-feira, 16 de junho de 2014

Síntese: O Garoto selvagem de Aveyron

O Garoto selvagem de Aveyron
     O filme trata da história do chamado garoto selvagem Victor do Aveyron, encontrado nessa cidade localizada ao sul da França, em 1798, período final Revolução Francesa.
Esse menino, aparentava ter a idade entre 12 e 15 anos, mudo e parecendo surdo, mas emitia grunhidos e sons estranhos, cheirava tudo que levava às mãos, e andava também de quatro.
Sendo o garoto apreendido por caçadores, é transferido para uma instituição destinada a doentes e indigentes, próximo ao local onde fora encontrado, sendo em seguida enviado para a Escola Central de Rodez, e por ordem do Ministro do Interior, é transferido para Paris em 1800: para o Instituto Nacional de Surdos-Mudos.
     Nesse Instituto, após ser observado por Pinel, concluiu esse médico, que o menino teria sido abandonado por ser idiota, e que não havia esperança de educá-lo. Mas essa posição do médico Philipe Pinel é contestada por seu ex-aluno, o médico Jean-Marc-Gaspard Itard, que interessa-se pelo garoto.
         Itard, após examinar a criança, defende a ideia de re-integrá-lo à sociedade, presumindo que o estado do garoto devia-se à privação do contato social. Pelos argumentos de Itard, o governo decide assumir o custo do menino no Instituto, quando Itard encarrega-se de sua educação moral e intelectual, contando para essa empreitada com a ajuda de uma governanta, que mais tarde viria a assumir a guarda do garoto, que faleceu em 1828.
       Os métodos para a educação do menino, desenvolvidos por Itard, seriam os de usar de bons tratos e complacência, com seus gostos e com suas inclinações e de trabalhos que deram origem à estudos de surdos.
      Assistindo ao filme, observamos que Itard, preocupa-se em dar um nome próprio ao garoto, quando citando alguns nomes, ele e a governanta percebem que o menino, atende ao nome de Victor, nome pelo qual passam a referir-se a ele.
     Continuando com seu trabalho de educação do garoto, consegue progressos, quando percebe que o garoto gosta de leite, partindo dessa associação, consegue que o menino pronuncie a palavra que dá nome a esse alimento. Com a finalidade de verificar, quanto a audição de Victor, realiza experimentos com alguns objetos que produzem sons: conseguindo avanços.
     Observando que o garoto, atenta para a ordem de coisas, realiza um trabalho com comparação entre materiais através de desenhos, onde o garoto tem de associar alguns objetos: como uma tesoura, um livro, um martelo, ao desenho desses materiais, sendo que após várias seções, esses desenhos veem acompanhados dos nomes dos respectivos objetos.
    Em outro método, orienta o menino, à associar letras cortadas em madeira com as mesma letras desenhadas em um tabuleiro, observando que o garoto desenvolve uma estratégia para efetuar à associação.
     Em outro momento, muda essa atividade do tabuleiro de associação de letras, sendo que o menino resolve não obedecer, frente a essa atitude, usa de castigo físico, trancando-o em um armário escuro, mas percebe que dessa maneira poderá não conseguir avanços, com seu trabalho na educação do garoto.
       Também usa de outro método, utilizando recortes da palavra leite, fazendo com que o garoto, ordene as letras corretamente na formação dessa palavra, sendo que o alimento leite, é usado como recompensa, toda vez que a criança acerta as atividades. Com essa atividade, consegue mais progressos, na educação de Victor, quando esse visita amigos de Itard, pois carrega consigo as letras talhadas em madeira que formam a palavra leite, as quais Victor, usa para pedir o alimento.
     Tentando ensinar o alfabeto, e não conseguindo seu intento, o doutor, desgosta-se com a situação, arrependendo-se de ter afastado o garoto do meio onde vivia. Mas volta a sua empreitada, utilizando-se de um quadro de giz, quando consegue que o garoto selvagem escreva seu nome copiando a escrita do médico. A seguir, realiza outra atividade, quando consegue que através de palavras dos nomes de objetos conhecidos pelo garoto, consegue com que o mesmo associe as palavras com os respectivos objetos, seno que para isso utiliza-se do método do prêmio e castigo, isto é, quando o garoto acerta à associação o recompensa, mas quando erra o castiga.
     O filme termina, quando após uma escapada do garoto pelos campos, esse acaba retornando para a casa do doutor, quando é recebido afetuosamente pela governanta e pelo médico.

     Concluindo, destacamos que dos estudos do professor Itard, suas contribuições estão no campo hoje denominado de Otorrinolaringologia; escreveu sobre mutismo e gagueira, dedicou-se a educação de surdos.

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