quinta-feira, 19 de junho de 2014

Princípios da Gestalt e Níveis Cognitivos

Princípios da Gestalt e Níveis Cognitivos
a) Princípios da Gestalt
     Pela Teoria da Gestalt, os elementos constitutivos das imagens e ideias, são agrupados de acordo com as características que possuem entre si, como proximidade, simetria, continuação e outras.
Na imagem abaixo, observamos que o menu apresenta proximidade e alinhamento entre os ícones, estabelecendo uma hierarquia para orientar a ordem de leitra, sendo que também esses são contíguos. Observamos também, que o mesmo ocorre com os logotipos do Google, abaixo do menu, que estão agurpados.








Imagem da página: http://www.designculture.com.br/entendendo-o-jogo-o-que-e-a-gestalt/. Acesso em 17 Mar 14.
     Na figura à seguir, temos um exemplo de proximidade, alinhamento, contiguidade, com relação aos links à outros sites do Google. Observa-se também continuidade quanto à disposição dos links à pesquisa sobre o assunto desejado. Nota-se também alinhamento entre os ícones à direita e acima, para acesso pelo usuário a outros elementos do provedor. O site apresenta semelhança entre grupos de ícones, que apresentam mesma cor e estilos.










Imagem da página: ://www.google.com.br/search?
q=contiguidade&oq=contiguidade&aqs=chrome..69i57j0l5.3583j0j7&sourcei. Acesso em 17 Mar 14.
http://psicologado.com/abordagens/humanismo/gestalt-leis-da-gestalt . Acesso em 17 Mar 14.
b) O funcionamento do carburado de um motor.

















     Para iniciantes a imagem do carburador de difusor e jato fixo, deve parecer confusa, pois
exige deste estudante um alto nível cognitivo, uma vez que apresenta muitas informações que lhes
são desconhecidas, como por exemplo, este aluno deverá saber o que seja: um difusor ou venturi,
um controlador da mistura, o poço de emulsão, a bomba de aceleração, etc, e ainda a finalidade de
cada parte para o funcionamento do artefato. Já para um especialista pode ser de mais fácil
compreensão, pois espera-se que esse conheça todos os itens que formam um carburador, bem como
a função de cada peça para o desempenho desta máquina.
     Este é um dos motivos, que ao preparo de atividades para principiantes, é importante que o material para estudo, não seja carregado de textos, imagens e sons.
     Observa o autor, que a carga relevante é necessária para ajudar o aluno à aquisição de novos conhecimentos, através da variação de exemplos, sendo que desta forma pode-se promover uma aprendizagem mais efetiva ao aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário