domingo, 22 de junho de 2014

Plano de aula: Geometria Plana

MATEMÁTICA MÍDIAS DIGITAIS E DIDÁTICA

     Esta é uma proposta de trabalho com Geometria Plana, orientado para as séries finais do Ensino Fundamental, a ser desenvolvido na E.E.E.F. Moysés Vianna, da cidade de Santana do Livramento-RS, no qual será usado o programa digital GeoGebra; versando sobre o tema, Construções Geométricas, pois:
“É o aluno agindo, diferentemente de seu papel
passivo frente a uma apresentação formal do
conhecimento, baseada essencialmente na
transmissão ordenada de “fatos”, geralmente
ordenada de ‘fatos’, geralmente na forma de
definições e propriedades.”
http://www2.mat.ufrgs.br/edumatec/artigos
/artigos_index.php
     Esse assunto esta sendo proposto, por tratar-se de conteúdo curricular,muito pouco e/ou muitas vezes nem desenvolvido, no decorrer do processo ensino aprendizagem da matemática; e quando realizado recorre-se ao uso de instrumentos de medidas tradicionais, como: régua, compasso, transferidor e quadro de giz.
     Durante minha prática a respeito do tema “Geometria”, tenho observado que os alunos de uma maneira geral, encontram muitas dificuldades: no manuseio dos instrumentos de medidas; em efetuar cálculos simples; principalmente, quando deparam-se com medidas que resultam em números decimais e a grande maioria não domina o sistema métrico decimal, não conseguindo mensurar minimamente, os múltiplos e submúltiplos, referentes principalmente as medidas de comprimento.
     Quanto ao aspecto geométrico da aprendizagem matemática, as carências são ainda maiores, pois os estudantes, reconhecem simplesmente algumas figuras planas intuitivamente tais como: um
quadrado(que confundem com um retângulo), um triângulo, um círculo (que normalmente confundem com uma circunferência). Diante do exposto, espera-se que pelo uso do aplicativo e pelas razões acima comentadas, venha-se a dirimir, muitas dificuldades encontradas pelos alunos.
Penso em desenvolver construções geométricas, como por exemplo:
◦ construção de retas perpendiculares;
◦ Ponto médio de um segmento;
◦ Construção de um quadrado a partir de um lado;
◦ construção de retas paralelas;
◦ construção de ângulos;
◦ construção da bissetriz de um ângulo;
◦ construção dos demais ângulos, como: reto, agudo, obtuso,o.p.v., suplementares, complementares; ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal.
     Para o desenvolvimento dessas atividades, penso que o software GeoGebra, é uma excelente ferramenta; esperando aumentar o interesse dos educandos e explorando suas curiosidades, tão presentes nessa fase escolar; mas antes de tudo é necessário, uma investigação de assuntos que os alunos já conheçam ou que tenham “lembranças”, para que as tarefas propostas, tenham um bom andamento e posterior validação.

Inventando e decidindo é que os estudantes/autores
vão ativar e sustentar sua motivação. Para tanto,
precisamos respeitar e orientar a sua autonomia para:
decidir critérios de julgamento sobre relevância em
relação a determinado contexto; buscar/localizar/
selecionar/recolher informações; definir/escolher/
inventar procedimentos para testar a relevância das
informações escolhidas em relação aos problemas e
às questões formuladas; organizar e comunicar o
conhecimento construído (FAGUNDES; SATO;
LAURINO, 2006, p. 17-18).


PLANO DE ENSINO
     O Plano de Ensino vai ter como foco o ensino de Demonstrações Geométricas, nas 7a Séries do Ensino Fundamental, na E.E.E.F. Moysés Vianna, nos dias............
    O objetivo desse planejamento é orientar os alunos no sentido de que os corpos da natureza, suas relações espaciais e formas naturais já existiam antes do homem, e estavam disponíveis para a sua observação e que o caminho da história da geometria é o que deve ser percorrido, e que os levem a perceber as propriedades e analisar encaminhamentos e soluções de situações-problema, através de mídias educacionais, como no caso pelo uso do software GeoGebra.

OBJETIVOS
AÇÃO
RECURSOS DIDÁTICOS
2 h/aulas
-Desenvolver os -conceitos de:
- retas perpendiculares e
- retas paralelas
- retas concorrentes
- segmento de reta;
- ponto médio de um segmento;
- construção de um quadrado a
partir de um lado;
- construção de um triângulo
isósceles, a partir de
segmentos de retas;
Reconhecer as diferenças entre
retas; entre retas e segmentos.
- Apresentação de slides do software;
- No GeoGebra:
construir as retas; segmento de reta e ponto médio, mostrando as diferenças entre esses entes.
Construir um quadrado a partir das retas e de segmentos; mostrar também na figura o ponto médio de cada lado.
Construir um triângulo isósceles a partir de uma reta perpendicular com régua e
e compasso do GeoGebra.
Discussão.
- Quadro de giz
- Notebook
- Webcam
- Datashow e
- PC(desktop)
- Software GeoGebra
- SO Linux ou Windows
- Livro didático:
Matemática 7a Série.
Walter Spinelli e Maria Helena Souza 2001.Ed
Àtica-S Paulo.
2 h/aulas
Desenvolver os conceitos de:
- ângulos, pela construção dos
ângulos, retos, agudos, obtusos, complementares,suplementares, o.p.v., e ângulos formados por
retas paralelas cortadas por
uma transversal como:
concorrentes, alternos, colaterais.
No GeoGebra, construir os ângulos, mostrando através de seus recursos as diferenças entre esses, através das medidas dos ângulos; e no caso dos formados por retas paralelas, cortadas por transversais, as origens desses, mostrando também, que os mesmos são ,consequência, do estudo dos ângulos vistos
anteriormente.



ANEXOS










         

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