MATEMÁTICA
MÍDIAS DIGITAIS E DIDÁTICA
Esta é
uma proposta de trabalho com Geometria Plana, orientado para as
séries finais do Ensino Fundamental, a ser desenvolvido na E.E.E.F.
Moysés Vianna, da cidade de Santana do Livramento-RS, no qual será
usado o programa digital GeoGebra; versando sobre o tema, Construções
Geométricas, pois:
“É o
aluno agindo, diferentemente de seu papel
passivo
frente a uma apresentação formal do
conhecimento,
baseada essencialmente na
transmissão
ordenada de “fatos”, geralmente
ordenada de
‘fatos’, geralmente na forma de
definições
e propriedades.”
http://www2.mat.ufrgs.br/edumatec/artigos
/artigos_index.php
Esse
assunto esta sendo proposto, por tratar-se de conteúdo
curricular,muito pouco e/ou muitas vezes nem desenvolvido, no
decorrer do processo ensino aprendizagem da matemática; e quando
realizado recorre-se ao uso de instrumentos de medidas tradicionais,
como: régua, compasso, transferidor e quadro de giz.
Durante
minha prática a respeito do tema “Geometria”, tenho observado
que os alunos de uma maneira geral, encontram muitas dificuldades: no
manuseio dos instrumentos de medidas; em efetuar cálculos simples;
principalmente, quando deparam-se com medidas que resultam em números
decimais e a grande maioria não domina o sistema métrico decimal,
não conseguindo mensurar minimamente, os múltiplos e submúltiplos,
referentes principalmente as medidas de comprimento.
Quanto
ao aspecto geométrico da aprendizagem matemática, as carências são
ainda maiores, pois os estudantes, reconhecem simplesmente algumas
figuras planas intuitivamente tais como: um
quadrado(que
confundem com um retângulo), um triângulo, um círculo (que
normalmente confundem com uma circunferência). Diante do exposto,
espera-se que pelo uso do aplicativo e pelas razões acima
comentadas, venha-se a dirimir, muitas dificuldades encontradas pelos alunos.
Penso em
desenvolver construções geométricas, como por exemplo:
◦
construção de retas perpendiculares;
◦ Ponto
médio de um segmento;
◦
Construção de um quadrado a partir de um lado;
◦
construção de retas paralelas;
◦
construção de ângulos;
◦
construção da bissetriz de um ângulo;
◦
construção dos demais ângulos, como: reto, agudo, obtuso,o.p.v.,
suplementares, complementares; ângulos formados por retas paralelas
cortadas por uma transversal.
Para o
desenvolvimento dessas atividades, penso que o software GeoGebra, é
uma excelente ferramenta; esperando aumentar o interesse dos
educandos e explorando suas curiosidades, tão presentes nessa fase
escolar; mas antes de tudo é necessário, uma investigação de
assuntos que os alunos já conheçam ou que tenham “lembranças”,
para que as tarefas propostas, tenham um bom andamento e posterior
validação.
Inventando
e decidindo é que os estudantes/autores
vão ativar
e sustentar sua motivação. Para tanto,
precisamos
respeitar e orientar a sua autonomia para:
decidir
critérios de julgamento sobre relevância em
relação a
determinado contexto; buscar/localizar/
selecionar/recolher
informações; definir/escolher/
inventar
procedimentos para testar a relevância das
informações
escolhidas em relação aos problemas e
às
questões formuladas; organizar e comunicar o
conhecimento
construído (FAGUNDES; SATO;
LAURINO,
2006, p. 17-18).
PLANO DE
ENSINO
O Plano
de Ensino vai ter como foco o ensino de Demonstrações Geométricas,
nas 7a Séries do Ensino Fundamental, na E.E.E.F. Moysés Vianna, nos
dias............
O
objetivo desse planejamento é orientar os alunos no sentido de que
os corpos da natureza, suas relações espaciais e formas naturais já
existiam antes do homem, e estavam disponíveis para a sua observação
e que o caminho da história da geometria é o que deve ser
percorrido, e que os levem a perceber as propriedades e analisar
encaminhamentos e soluções de situações-problema, através de
mídias educacionais, como no caso pelo uso do software GeoGebra.
OBJETIVOS
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AÇÃO
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RECURSOS DIDÁTICOS
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2 h/aulas
-Desenvolver os -conceitos de:
- retas perpendiculares e
- retas paralelas
- retas concorrentes
- segmento de reta;
- ponto médio de um segmento;
- construção de um quadrado a
partir de um lado;
- construção de um triângulo
isósceles, a partir de
segmentos de retas;
Reconhecer as diferenças entre
retas; entre retas e segmentos.
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- Apresentação de slides do
software;
- No GeoGebra:
construir as retas; segmento de
reta e ponto médio, mostrando as diferenças entre esses entes.
Construir um quadrado a partir das
retas e de segmentos; mostrar também na figura o ponto médio
de cada lado.
Construir um triângulo isósceles
a partir de uma reta perpendicular com régua e
e compasso do GeoGebra.
Discussão.
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- Quadro de giz
- Notebook
- Webcam
- Datashow e
- PC(desktop)
- Software GeoGebra
- SO Linux ou Windows
- Livro didático:
Matemática 7a Série.
Walter Spinelli e Maria Helena
Souza 2001.Ed
Àtica-S Paulo.
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2 h/aulas
Desenvolver os conceitos de:
- ângulos, pela construção dos
ângulos, retos, agudos, obtusos,
complementares,suplementares, o.p.v., e ângulos formados por
retas paralelas cortadas por
uma transversal como:
concorrentes, alternos, colaterais.
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No GeoGebra, construir os ângulos,
mostrando através de seus recursos as diferenças entre esses,
através das medidas dos ângulos; e no caso dos formados por
retas paralelas, cortadas por transversais, as origens desses,
mostrando também, que os mesmos são ,consequência, do estudo
dos ângulos vistos
anteriormente.
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ANEXOS
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