1) Nome do Projeto:
O uso de animações virtuais no processo ensino/aprendizagem de proporções.
2) Público alvo:
Alunos do Ensino Fundamental – 8ª/9º anos.
3) Área de conhecimento:
Matemática.
4) Objetivo geral:
Auxiliar os educandos à aprendizagem do
conteúdo da matemática escolar: proporcionalidade.
5) Objetivos específicos
- Estabelecer relações de congruência e
semelhança entre figuras planas;
- Fazer transformações no plano;
- Uso pelos estudantes de
software educacional;
- Que os estudantes percebam, que o estudo das
proporções, é a base para a compreensão de conceitos diversos,
como razão, porcentagem, etc;
- Resolver situações-problemas, que envolvam
proporcionalidade;
6) Justificativa
O presente trabalho justifica-se em razão
desse conteúdo estar presente na resolução de problemas
multiplicativos, nos estudos de porcentagem, de semelhança de
figuras, na matemática financeira, na análise de tabelas, gráficos
e funções, conforme preconizam os PCN/MEC (1997)1.
7) Metodologia
As
novas tecnologias estão modificando a sociedade e consequentemente à
escola, constatamos isto em nosso ambiente escolar onde crianças e
adolescentes, passam maior parte de seu tempo envoltos em novos
aparatos tecnológicos, como:
pendrives,
telefones móveis com acesso à rádios, TV e internet. E como a
maioria das escolas já possuem as chamadas salas digitais ou
laboratórios de informática, consequentemente, os educandos podem
não mais serem atraídos com aulas tradicionais. Para modificar este
quadro, segundo MORAN (2009): “Precisamos saber escolher aquilo que
melhor atende ao aluno[...]”.
Face a essa problemática sugerimos o uso de applets2 de matemática em sala de aula ou em laboratórios de informática, pois segundo (SANTOS, 2008): “[...]os alunos devem, frequentemente ter oportunidades de utilizar recursos[...]”.
Ainda segundo os PARÂMETROS CURRÍCULARES NACIONAIS – BRASIL (2000), orienta que: “[...]reconhecer a informática como ferramenta para novas estratégias de aprendizagem, capaz de contribuir de forma significativa para o processo de construção do conhecimento[...]”
Face a essa problemática sugerimos o uso de applets2 de matemática em sala de aula ou em laboratórios de informática, pois segundo (SANTOS, 2008): “[...]os alunos devem, frequentemente ter oportunidades de utilizar recursos[...]”.
Ainda segundo os PARÂMETROS CURRÍCULARES NACIONAIS – BRASIL (2000), orienta que: “[...]reconhecer a informática como ferramenta para novas estratégias de aprendizagem, capaz de contribuir de forma significativa para o processo de construção do conhecimento[...]”
Pressupõe-se que através de atividades com
animações virtuais (applets),
e com a participação direta dos estudantes, possam estes apresentar
melhorias, quanto ao estudo sobre razões e proporções.
Planejamos ainda, conforme
plano de ação, envolver os alunos
em outras atividades, como a seguir:
Plano de ação
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-
A proporcionalidade entre grandezas.
-
Propriedade fundamental das proporções.
-
Grandezas diretamente proporcionais.
-
Grandezas inversamente proporcionais.
-
Verificar proporcionalidade ao ampliar e reduzir figuras.
|
2.
Resolver problemas aplicando a propriedade fundamental de
proporções.
3.
Resolver problemas envolvendo grandezas diretamente proporcionais
e problemas envolvendo grandezas inversamente proporcionais.
4.
Utilizar simulações.
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sensibilizador,
vídeo TV Escola:
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Livros didáticos.
-
Calculadora.
-
Leitura do texto: A intrigante folha de papel A4.
-
Computadores.
|
-
O conceito de razão.
-
Razão entre grandezas de mesma natureza.
-
Razão entre grandezas de natureza diferentes.
-
Comparar razões e investigar o significado das razões.
|
2.
Resolver problemas envolvendo o conceito de razões.
3.
Comparação das medidas das razões.
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-
Atividade sobre o número de ouro.
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-
Regra de três simples.
-
Regra de três composta.
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|
|
-
Razões especiais.
Semelhança
de triângulos.
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|
Optamos
também para a realização destas atividades pela utilização do
Objeto de Aprendizagem – RIVED: Medindo objetos através de
Semelhança de Triângulos, visto este material digital apresentar
situações-problemas, que envolvem outras áreas do conhecimento
humano, relacionando o conteúdo razões e proporções, com
História, Geografia, Ciências e objetivamente com cálculos
cálculos elementares da Matemática, conforme imagens à seguir.
Figura
1: OA – Medindo Objetos através da semelhança de triângulos.
Figura 2: Tela, para realização de cálculos.
Pretendemos também discutir com os educandos –
razões e proporções – valendo-se do uso de uma planilha
eletrônica, como através do exemplo à seguir, pois desta forma, os
estudantes poderão interagir com um
software, que destina-se à várias
atividades matemáticas, como para trabalhos estatísticos,
financeiros, etc.
Para contextualizar o estudo da
proporcionalidade, podemos desenvolver tarefas, envolvendo trabalhos
artísticos, pelos quais os alunos poderão através de medidas
reais, trabalhar
os conceitos propostos, como por exemplo através da imagem abaixo.
Figura 4: O número de ouro.
Buscamos assim através deste projeto,
contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, quanto ao
conteúdo da matemática elementar: proporcionalidade.
10) AVALIAÇÃO
A avaliação dos estudantes, se dará pela
observação e pela participação dos alunos, na resolução de
problemas e no desenvolvimento das atividades propostas, devendo
ainda os participantes elaborarem um texto digital, de uma lauda,
sobre os assuntos abordados.
11) REFERÊNCIAS
Blog, wiki e mapas conceituais digitais no
desenvolvimento de projetos de Aprendizagem com alunos do Ensino
Fundamental. Disponível em:
PARÃMETROS CURRÍCULARES NACIONAIS –
MATEMÁTICA. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf.
Acesso em 30 Nov 2013.
Ferraz H.
Sistemas de proporções matemáticas.
Disponível em:
http://www.cdcc.sc.usp.br/ciencia/artigos/art_26/proporcao.html.
Acesso em 17 Dez 2013.
2http://pt.wikipedia.org/wiki/Applet
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