domingo, 8 de junho de 2014

O uso de animações virtuais no processo ensino/aprendizagem de proporções

1) Nome do Projeto: O uso de animações virtuais no processo ensino/aprendizagem de proporções.
2) Público alvo: Alunos do Ensino Fundamental – 8ª/9º anos.
3) Área de conhecimento: Matemática.
4) Objetivo geral:
Auxiliar os educandos à aprendizagem do conteúdo da matemática escolar: proporcionalidade.
5) Objetivos específicos
- Estabelecer relações de congruência e semelhança entre figuras planas;
- Fazer transformações no plano;
- Uso pelos estudantes de software educacional;
- Que os estudantes percebam, que o estudo das proporções, é a base para a compreensão de conceitos diversos, como razão, porcentagem, etc;
- Resolver situações-problemas, que envolvam proporcionalidade;
6) Justificativa
O presente trabalho justifica-se em razão desse conteúdo estar presente na resolução de problemas multiplicativos, nos estudos de porcentagem, de semelhança de figuras, na matemática financeira, na análise de tabelas, gráficos e funções, conforme preconizam os PCN/MEC (1997)1.
7) Metodologia
As novas tecnologias estão modificando a sociedade e consequentemente à escola, constatamos isto em nosso ambiente escolar onde crianças e adolescentes, passam maior parte de seu tempo envoltos em novos aparatos tecnológicos, como: pendrives, telefones móveis com acesso à rádios, TV e internet. E como a maioria das escolas já possuem as chamadas salas digitais ou laboratórios de informática, consequentemente, os educandos podem não mais serem atraídos com aulas tradicionais. Para modificar este quadro, segundo MORAN (2009): “Precisamos saber escolher aquilo que melhor atende ao aluno[...]”.
Face a essa problemática sugerimos o uso de
applets2 de matemática em sala de aula ou em laboratórios de informática, pois segundo (SANTOS, 2008): “[...]os alunos devem, frequentemente ter oportunidades de utilizar recursos[...]”.
Ainda segundo os PARÂMETROS CURRÍCULARES NACIONAIS – BRASIL (2000), orienta que: “[...]reconhecer a informática como ferramenta para novas estratégias de aprendizagem, capaz de contribuir de forma significativa para o processo de construção do conhecimento[...]”
Pressupõe-se que através de atividades com animações virtuais (applets), e com a participação direta dos estudantes, possam estes apresentar melhorias, quanto ao estudo sobre razões e proporções.
Planejamos ainda, conforme plano de ação, envolver os alunos em outras atividades, como a seguir:
Plano de ação
  1. OBJETIVO
  1. AÇÂO
  1. RECURSOS
  1. 3 h/aulas:
- A proporcionalidade entre grandezas.
- Propriedade fundamental das proporções.
- Grandezas diretamente proporcionais.
- Grandezas inversamente proporcionais.
- Verificar proporcionalidade ao ampliar e reduzir figuras.

  1. 1. Reconhecer quando suas grandezas são ou não proporcionais.
2. Resolver problemas aplicando a propriedade fundamental de proporções.
3. Resolver problemas envolvendo grandezas diretamente proporcionais e problemas envolvendo grandezas inversamente proporcionais.
4. Utilizar simulações.
  1. - CD-R, com vídeo
sensibilizador, vídeo TV Escola:
- Livros didáticos.
- Calculadora.
- Leitura do texto: A intrigante folha de papel A4.
- Computadores.
  1. 3 h/aulas:
- O conceito de razão.
- Razão entre grandezas de mesma natureza.
- Razão entre grandezas de natureza diferentes.
- Comparar razões e investigar o significado das razões.
  1. 1. Determinar a razão entre duas grandezas de mesma espécie e de espécies diferentes.
2. Resolver problemas envolvendo o conceito de razões.
3. Comparação das medidas das razões.
  1. Proporção: O número de ouro.
- Atividade sobre o número de ouro.

  1. 2 h/aulas:
- Regra de três simples.
- Regra de três composta.

  1. 1. Resolver problemas utilizando a regra de três simples e a regra de três composta.

  1. Atividades em uma planilha eletrônica.

  1. 2 h/aulas:
- Razões especiais.
Semelhança de triângulos.
  1. 1. Medir distâncias através da Semelhança de Triângulos.

  1. Atividades com o Objeto de Aprendizagem – RIVED, disponível em: http://rived.mec.gov.br/atividades/matematica/
  2. medindo_objetos/index2.html
Optamos também para a realização destas atividades pela utilização do Objeto de Aprendizagem – RIVED: Medindo objetos através de Semelhança de Triângulos, visto este material digital apresentar situações-problemas, que envolvem outras áreas do conhecimento humano, relacionando o conteúdo razões e proporções, com História, Geografia, Ciências e objetivamente com cálculos cálculos elementares da Matemática, conforme imagens à seguir.



Figura 1: OA – Medindo Objetos através da semelhança de triângulos.











Figura 2: Tela, para realização de cálculos.
     Pretendemos também discutir com os educandos – razões e proporções – valendo-se do uso de uma planilha eletrônica, como através do exemplo à seguir, pois desta forma, os estudantes poderão interagir com um software, que destina-se à várias atividades matemáticas, como para trabalhos estatísticos, financeiros, etc.











Figura 3: Planilha eletrônica.
     Para contextualizar o estudo da proporcionalidade, podemos desenvolver tarefas, envolvendo trabalhos artísticos, pelos quais os alunos poderão através de medidas reais, trabalhar os conceitos propostos, como por exemplo através da imagem abaixo.





Figura 4: O número de ouro.
     Buscamos assim através deste projeto, contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, quanto ao conteúdo da matemática elementar: proporcionalidade.

10) AVALIAÇÃO
A avaliação dos estudantes, se dará pela observação e pela participação dos alunos, na resolução de problemas e no desenvolvimento das atividades propostas, devendo ainda os participantes elaborarem um texto digital, de uma lauda, sobre os assuntos abordados.

11) REFERÊNCIAS
Blog, wiki e mapas conceituais digitais no desenvolvimento de projetos de Aprendizagem com alunos do Ensino Fundamental. Disponível em:
PARÃMETROS CURRÍCULARES NACIONAIS – MATEMÁTICA. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf. Acesso em 30 Nov 2013.

Ferraz H. Sistemas de proporções matemáticas. Disponível em: http://www.cdcc.sc.usp.br/ciencia/artigos/art_26/proporcao.html. Acesso em 17 Dez 2013.

2http://pt.wikipedia.org/wiki/Applet

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