quinta-feira, 19 de junho de 2014

Avaliação do design de software educacional

Avaliação do design de software educacional

 Mosquito da denque
  Usabilidade e ergonomia
O objeto é fácil de aprender e de usar. Apresenta-se como um tutor, pois através dos botões: dengue, teste, combate e tratamento, orientam o usuário quanto a estes itens contantes da animação.
 Mosquito da dengue
  Apresenta uma ajuda, nos diversos quadros. Apresenta um “zoom”, que deve auxiliar pessoas com problemas de visão para ler as orientações, constante do texto apresentado, que também possui bom contraste das fontes para a leitura, como por exemplo na animação quanto ao tratatamento dos síntomas da moléstia.
Quanto a coerência, o objeto instrucional, não apresenta o “x” para fechar a janela, mas apresenta ajuda em todas as tela, sendo também coerente, quando na navegação disponibiliza o ícone voltar ao início, através da figura casa.
 Carga de trabalho
Pode-se observar que na imagem a carga de trabalho, pode levar o indivíduo a uma fácil assimilação da mensagem, sugerindo o teste, o combate ao mosquito e o possível tratamento. Percebe-se facilmente esta orientação.
O objeto apresenta controle explicito, isto é o usuário pode controlá-lo, podendo assim diminuir a carga de trabalho. Mas não apresenta em todas as janelas a opção “x”, para fechar a tela.
Ainda para diminuir a carga de trabalho o indivíduo, pode “desligar” a música de fundo e também procurar na ajuda, informações e orientações à respeito do objeto educacional.
Para diminuir a carga de trabalho, a tela referente a figura 2, poderia ser diferente, pois apresenta muitas informações num só lugar.
 Sintomas da dengue
Figura 2
   Utilização de cores
A quantidade de cores não interfere na compreensão da imagem, mas as fontes utilizadas poderiam ser de outra cor, para contrastar mais com o fundo amarelo das casas que aparecerem na figura 1.
As cores dos textos apresentam bom contraste com o fundo, em que estão escritas (fontes vermelhas com fundo branco).
Mas na imagem à seguir (figura 3), encontramos problemas quanto ao contraste entre as cores das fontes, que podem tornar dificil a leitura das informações, pois os textos, confundem-se um pouco com o fundo da tela do objeto instrucional.
Tratamento da dengue 
Figura 3
 Interatividade
O objeto apresenta interatividade produzida pela animação, pois mostra o que pode acontecer se o indivíduo for picado pelo mosquito, isto é, que existe tratamento, simbolizado pela ambulância.
A música de fundo e o zumbido do mosquito, pode contribuir para prender à atenção do observador.
A ajuda, contribui para que o usuário, oriente-se na animação. Interessante também de obervar-se é que o software, oferece os síntomas da doença, quando o indivíduo clica na figura do menino infectado.
Também é bastante interativo, quanto ao combate ao mosquito, mostrando pontos clicáveis dos lugares em que o inseto pode se proliferar.
Na figura 4, observa-se uma carga cognitiva intrínseca, exigindo uma maior interatividade entre o usuário e a interface.
 Combate à dengue
Figura 4
Linguagem visual
O objeto de aprendizagem apresenta muita boa linguagem visual, uma vez que as imagens apresentam muitas informações, janelas ordenadas o que pode ajudar o usuário durante a interação com a interface.
Quanto a linguagem visual, esta não é abstrata, pois apresenta uma composição dos elementos que compõem as telas, bem compreensíveis. É legível!1 Como no caso da tela abaixo, figura 5.
 Mosquito da dengue: Ciclo de vida
Figura 5
O “tamanho” do mosquito é desproporcional com as outras imagens.
1_http://www.linguagemvisual.com.br/

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