Atividade
5 – Planejamento para construção de um Material Digital
Público-alvo
Este
material digital destina-se às turmas da disciplina de matemática
do 9º ano do nível fundamental, da Escola Estadual de Ensino
Fundamental Souza Lobo em Porto Alegre, RS.
Tema do material digital
Um
estudo sobre potências e suas operações1.
Objetivo
O
objetivo do presente trabalho é uma revisão do conteúdo matemático
Potências e suas operações, por tratar-se cálculos que podem
simplificar resolução de problemas.
Apresentação
O
conteúdo primeiramente, será apresentado através de uma
vídeo-aula, que poderá ser acessada em computador com internet, ou
através de um CD/DVD, ou pela utilização de um aparelho reprodutor
de CD/DVD; junto com esse material, também será distribuído aos
alunos um material impresso sobre o tema matemático. Após os
educandos assistirem ao material digital, bem como depois da leitura
do conteúdo, serão disponibilizados materiais impressos com
exercícios sobre potenciação.
Acesso ao material
O
material será disponibilizado no www.youtube.com,
para alunos que tenham acesso a internet, ou no laboratório de
informática da Escola, se estiver disponível e em condições de
uso, e como conteúdo de um CD/DVD, para ser assistido em um artefato
reprodutor desta mídia.
Recursos
Para
esta vídeo-aula, será utilizado o programa digital
não-proprietário, software livre Kdenlive, disponível para
download, tanto para o sistema operacional Windows, quanto
para Linux, em: http://www.baixaki.com.br/linux/download/kdenlive.htm
Ainda
encontramos disponível em:
http://docs.kde.org/development/pt_BR/extragear-multimedia/kdenlive/kdenlive.pdf,
um tutorial em .pdf, para estudo sobre o software, bem como da
construção de uma vídeo aula pela utilização deste programa
digital.
Para
a construção do material, o professor deverá anteriormente
preparar uma apresentação com o conteúdo escolar, cujos quadros
farão parte da storyboard, da vídeo-aula, pela utilização
do Kdenlive/Linux2,
ferramenta para a edição de vídeos, que pode ser usada para criar,
mover, cortar e apagar vídeos clips, áudio clips e clipe de
imagens.
Pressupõe-se
a necessidade de pelo menos duas horas aulas, para a apresentação
da vídeo-aula, e discussão sobre o tema, podendo para isso
utilizar-se à chamada sala-digital; sendo que serão
disponibilizadas mais cinco horas aulas, à resolução de exercícios
em sala de aula convencional, pelo uso do quadro de giz.
Das
atividades elencadas, espera-se uma melhora significativa na
aprendizagem pelos alunos do tema trabalhado, que posteriormente será
alvo de uma avaliação, com a finalidade de observar-se os
resultados desta empreitada.
1http://www.mat.ufrgs.br/~vclotilde/disciplinas/html/racionais-web/racionais_construcao_racionais_operacoes_desenvolvimento.htm#ancora_racionais_4
2http://www.kdenlive.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário