Oportunizar
o acesso ao conhecimento, sua construção e recriação permanentes,
partindo da realidade dos alunos de suas experiências, saberes e
culturas, estabelecendo constante relação entre teoria e prática,
visa a contribuir para a construção de uma sociedade diferente na
justiça social, na igualdade e na democracia.
Segundo
os PCN (1997) o ensino da
matemática no ensino fundamental, tem como objetivos levar o aluno
a:
- identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta;
- fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos do ponto de vista do conhecimento;
- resolver situações problemas;
- comunicar-se matematicamente;
- estabelecer conexões entre temas matemáticos de diferentes campos;
- sentir-se seguro da própria capacidade de construir conhecimentos matemáticos;
- interagir com seus pares de forma cooperativa.
Segundo
MEC-Brasil
(2009):
Em
seu papel formativo, a matemática contribui para o desenvolvimento
de processos de pensamento e a aquisição de atitudes, cuja
utilidade e alcance transcendem o âmbito da própria matemática,
podendo formar no aluno a capacidade de resolver problemas genuínos,
gerando hábitos de investigação, proporcionando confiança e
desprendimento para analisar e enfrentar situações novas,
propiciando a formação de uma visão ampla e científica da
realidade, a percepção da beleza e da harmonia, o desenvolvimento
da criatividade e de outras capacidades pessoais.
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