Marco
Vargas
Tendo
realizado a observação da sala de recursos multifuncionais, da
E.E.E.F. Olegário
Mariano, localizada no bairro São Geraldo, na cidade Porto
Alegre-RS, no dia 08/05/2014, à seguir relato à experiência.
A
sala de recursos da referida escola, esta localizada em um dos
pavilhões deste estabelecimento de ensino, sendo que a partir da
entrada ao prédio da escola não observou-se entraves à locomoção
de pessoas com deficiências, pois até a referida sala não possuem
escadas e/ou outras edificações que atrapalhem o deslocamento dos
indivíduos. A referida dependência, apresenta espaço físico, que
pode ser satisfatório ao trabalho da professora responsável,
possuindo um quadro de giz, e um quadro branco; a sala é
climatizada; bem arejada, com bastante luminosidade, com cortinas;
possui armários; um balcão-pia com torneira, ventilador, relógio
de parede, bebedouro, espelho, mesa em formato horizontal e cadeiras
para que os estudantes acomodem-se à realização das atividades
pertinentes. Informa a educadora, que encontra-se em construção um
banheiro adaptado à esses alunos.
O
horário de atendimento aos alunos, acontece em turno inverso, e o
tempo destinado ocorre em função das necessidades de cada educando.
Segundo a professora, esse serviço aos alunos do primeiro ano é
realizado em sala de aula convencional.
Na
sala de recursos multifuncionais da escola, estão disponíveis: um
notebook, dois computadores de mesa dispostos em mobiliário adaptado
para cadeirantes, uma impressora multifuncional, um rádio-gravador
com reprodutor de CD's; programa digital TOBI (Software para
comunicação alternativa Communicator).
Na
referida sala encontram-se também disponíveis para as atividades
dos alunos, tesouras adaptadas, plano inclinado, livros em Braile;
CD's em LIBRAS, e caixa com alguns brinquedos. Encontramos ainda
disponíveis, vários materiais pedagógicos, como: jogos de
associação, jogos em Braile, jogos de sequência lógica, de
memória, de alfabetização, quebra-cabeça e outros, além de
livros de estórias e sucatas.
Quanto
à formação e/ou experiência do profissional da educação que
atua com os alunos da Educação Especial, informa a profissional,
que possui o Curso de Magistério, Licenciatura em Educação Física,
especialização em Mídias na Educação, capacitação em
Deficiência intelectual e capacitação em Transtorno Global do
Desenvolvimento, esclarecendo que atua nesta função desde 2011.
Concluímos
esta atividade de
observação, que
foi
nosso primeiro contato com tal ambiente de aprendizagem,
parecendo-nos que a referida escola, disponibiliza um espaço que
pode ser adequado ao processo ensino-aprendizagem de indivíduos
portadores de necessidades especiais, e
que segundo relato da professora, a referida instituição ainda
busca recursos com a finalidade de
oferecer
melhorias
com
relação às instalações e equipamentos, à
fim prestar melhores serviços educacionais à comunidade local.
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