sábado, 7 de junho de 2014

Observação de sala de recursos multifuncionais

Marco Vargas

     Tendo realizado a observação da sala de recursos multifuncionais, da E.E.E.F. Olegário Mariano, localizada no bairro São Geraldo, na cidade Porto Alegre-RS, no dia 08/05/2014, à seguir relato à experiência.
   A sala de recursos da referida escola, esta localizada em um dos pavilhões deste estabelecimento de ensino, sendo que a partir da entrada ao prédio da escola não observou-se entraves à locomoção de pessoas com deficiências, pois até a referida sala não possuem escadas e/ou outras edificações que atrapalhem o deslocamento dos indivíduos. A referida dependência, apresenta espaço físico, que pode ser satisfatório ao trabalho da professora responsável, possuindo um quadro de giz, e um quadro branco; a sala é climatizada; bem arejada, com bastante luminosidade, com cortinas; possui armários; um balcão-pia com torneira, ventilador, relógio de parede, bebedouro, espelho, mesa em formato horizontal e cadeiras para que os estudantes acomodem-se à realização das atividades pertinentes. Informa a educadora, que encontra-se em construção um banheiro adaptado à esses alunos.
     O horário de atendimento aos alunos, acontece em turno inverso, e o tempo destinado ocorre em função das necessidades de cada educando. Segundo a professora, esse serviço aos alunos do primeiro ano é realizado em sala de aula convencional.
    Na sala de recursos multifuncionais da escola, estão disponíveis: um notebook, dois computadores de mesa dispostos em mobiliário adaptado para cadeirantes, uma impressora multifuncional, um rádio-gravador com reprodutor de CD's; programa digital TOBI (Software para comunicação alternativa Communicator).
   Na referida sala encontram-se também disponíveis para as atividades dos alunos, tesouras adaptadas, plano inclinado, livros em Braile; CD's em LIBRAS, e caixa com alguns brinquedos. Encontramos ainda disponíveis, vários materiais pedagógicos, como: jogos de associação, jogos em Braile, jogos de sequência lógica, de memória, de alfabetização, quebra-cabeça e outros, além de livros de estórias e sucatas.
    Quanto à formação e/ou experiência do profissional da educação que atua com os alunos da Educação Especial, informa a profissional, que possui o Curso de Magistério, Licenciatura em Educação Física, especialização em Mídias na Educação, capacitação em Deficiência intelectual e capacitação em Transtorno Global do Desenvolvimento, esclarecendo que atua nesta função desde 2011.
   Concluímos esta atividade de observação, que foi nosso primeiro contato com tal ambiente de aprendizagem, parecendo-nos que a referida escola, disponibiliza um espaço que pode ser adequado ao processo ensino-aprendizagem de indivíduos portadores de necessidades especiais, e que segundo relato da professora, a referida instituição ainda busca recursos com a finalidade de oferecer melhorias com relação às instalações e equipamentos, à fim prestar melhores serviços educacionais à comunidade local.

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