sábado, 7 de junho de 2014

O que é o conhecimento

1- O que é conhecimento?
Conhecimento é um processo: de conhecer, ter ideia ou a noção de alguma coisa. Pode ser o saber, a instrução e a informação. Este também inclui descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos.
2- Quais as modalidades em que se costuma dividi-lo?
  • Conhecimento senso-comum
  • Conhecimento religioso
  • Conhecimento mítico
  • Conhecimento popular
  • Conhecimento científico
3- Quais as características que distinguem cada um deles e quais suas características?
Conhecimento senso comum: o senso comum tende a considerar o fato como realidade, isto é, verdadeiro, definitivo, inquestionável e auto evidente. É um pensamento necessariamente conservador e fixista.
Conhecimento religioso: é aquele normalmente repassado pelas crenças religiosas. O conhecimento religioso, é dogmático, não aceita críticas é autoritário.
Conhecimento mítico: é aquele produzido pela experiência pessoal acumulada, assim como o conhecimento popular, mas que recebe um tratamento teórico e racional. É alegórico, explica a origem das coisas e do mundo, através de imagens e alegorias.
Conhecimento popular: é aquele formado fundamentalmente pela experiência que acumulamos ou que é nos repassado por outras pessoas, bem como por tradições e heranças culturais que herdamos. Mas o conhecimento popular não está totalmente dissociado da ciência e do conhecimento científico, pois muito desse foi gerado a partir do conhecimento popular que pode ser comprovado ou refutado.
Conhecimento científico: é aquele que busca elucidar fatos reais e objetivos, de forma deliberada, através do uso de métodos sistemáticos de observação, de experimentação e de racionalização. O conhecimento é marcado pela provisoriedade, à medida que não existem verdades absolutas e acabadas. O conhecimento cientifico é racional.


Ciências Naturais X Ciências Sociais

     Além da ditas ciências da natureza, ter todo um conjunto de fatos que se repetem, que podem ser observados e controlados dentro do laboratório, e as ciências sociais, tendo como objeto de estudos fenômenos complexos e dinâmicos, que não podem ser reproduzidos em condições controladas e cujo isolamento de causas e motivações exclusivas é quase impossível, procuramos relativizar essas diferenças:


Ciências naturais
Ciências sociais
Fenômenos simples, recorrentes e sincrônicos.
Fenômenos complexos e dinâmicos.
Facilmente isolados.
Não são facilmente isolados.
Perspectivas opostas.
Motivações exclusivas.
Diferentes locais
Ambientes diferenciados.
Objetividade.
As condições não podem ser controladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário