Marco Antonio Vargas
Segundo as autoras atualmente, para que o indivíduo alcance um desenvolvimento integral, não basta que esse tenha tido maturação fisiológica suficiente, e que dependa exclusivamente de genes hereditários; estudos indicam que apenas o espaço-tempo não contribuiria para essa empreitada, isto é, o homem para desenvolver-se plenamente, dependeria de interações maturativas-hereditárias com o ambiente.
Entendemos maturação, como sendo a maneira como o aparelho fisiológico age no corpo dos indivíduos, onde pela qual ocorre a hereditariedade, que juntamente ao ambiente, poderiam limitar o desenvolvimento de uma pessoa anatômica e psicologicamente. Mas segundo estudos, a maturação deve fazer parte na constituição das pessoas.
Quando o organismo do indivíduo estiver provido do necessário para desempenhar alguma tarefa, ele poderá ter amadurecido, ressaltando-se porém que a maturação não ocorre somente organicamente, mas também é mental, emocional, social e sexual. Então para que haja aprendizagem o indivíduo deve ter amadurecido, organicamente, psicologicamente, socialmente e culturalmente, pois é através dessa que as pessoas, aumentam os processos que lhes permitem viverem individual e coletivamente.
Conforme as autoras, se o ambiente sensorial for carente de estímulos, como por exemplo, não apresentando muitos brinquedos e oportunidades para estabelecer relações entre diferenças e semelhanças entre objetos para formar conceitos, pode haver retrocessos e retardamentos ao amadurecimento do indivíduo. Segundo as pesquisadoras, as peculiaridades e disposições, sejam físicas e/ou psicológicas dos indivíduos, quando demarcados fisiológica e psicologicamente, é por onde opera o ambiente.
Quanto a hereditariedade e inteligência, conhecendo-se as relações de consanguinidade, da união de genética parental, quando há parentesco podemos verificar traços e genes similares, constatando-se características como: emoções e inteligência.
A inteligência pode ser uma estrutura de aptidões e habilidades que um indivíduo desenvolveu, que aprendeu e que apresente disposição ao aprendizado, essa na atualidade, também esta relacionada a competência musical, sinestésica e pessoal. Observando-se que podem existir implicações ambientais na construção da capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair ideias, etc, ou seja na inteligência.
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