Introdução
A Estatística é uma ciência que trabalha com métodos para coleta , classificação, resumo, organização, análise e interpretação de dados.
Objetivo geral
Este trabalho procura introduzir o estudo desta disciplina, através de atividades teórico-práticas em turmas de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública estadual situada em Porto Alegre-RS.
Objetivos específicos
Estudo sobre elementos da estatística , como: frequências, população, amostra, variável e representações gráficas.
Metodologia
Uma sequência didática para o estudo da estatística a partir da análise de dados coletados e suas representações gráficas.
Conteúdos
População, variável, amostra, regra-de-três, porcentagem, abelas, distribuição de frequências, representação gráfica.
Tempo
5 (cinco) hora-aulas.
Recursos
Quadro de giz, caderno, lápis, régua, calculadora, computador pessoal e Google Docs (planilha eletrônica).
Avaliação
Pela observação do envolvimento dos educandos, quando da construção de tabelas e gráficos pela utilização cooperativa da planilha em tempo real, disponibilizado em: https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0An3P_Gt4xLCgdDB0TGFXb3pnZVZwOU5Fc0pjeVNnZVE#gid=0
Bibliografia
Cuore R. E. C.; A Estatística no Cotidiano Escolar. Disponível em: http://www.artigos.etc.br/a-estatistica-no-cotidiano-escolar.html. 2009. Acesso em 08 Dez 2012.
Estatística aplicada a educação - Educação - MEC. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/estatistica.pdf. Acesso em 08 Dez 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário