sexta-feira, 31 de outubro de 2014

DO SUJEITO ILUMINISMO PARA O PÓS-MODERNO (HAAL, 2000)

O primeiro avanço
Refere-se às tradições de pensamento marxista, quando esse pensava que os homens fariam sua história, mas segundo condições que lhes fossem oportunizadas, ideia discordada por alguns estudiosos, que defendiam que os indivíduos não poderiam ser o agente de sua própria história, uma vez que dependeriam de outros, utilizando-se de materiais e culturas de outras gerações.

O segundo descentramento
Estaria em Freud, na descoberta do inconsciente, que segundo sua teoria nossa identidade, sexualidade e nosso desejos seriam constituídas com base em processos psíquicos e simbólicos do inconsciente, que este funcionaria com uma lógica diferente da lógica da Razão.

O terceiro descentramento
Em Saussure, quando discorre que nós não somos os autores das afirmações que fazemos, mas que através da língua produzimos significados através das regras da língua e de nossa cultura.

O quarto descentramento
Em Foucalt, a vigilância estaria em disciplinar as populações modernas, através de oficinas, quartéis, escolas, prisões, hospitais...
Para Foucalt, o objetivo dessa vigilância, é de manter a vida, as atividades, o trabalho e o lazer dos indivíduos sob uma disciplina.

O quinto avanço

 O feminismo como uma critica social, quando esse construiu uma ampla contestação política, politizou a subjetividade, a identidade como um processo de identificação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário