Projeto
didático simulado ao aluno da Educação Especial.
Público
alvo
Alunos
com surdez, em processo de alfabetização do denominado Pré I.(4 –
5 anos de idade).
Tema
Atividade
técnica de apoio ao processo de alfabetização de alunos surdos.
Justificativa
Esta
atividade busca complementar, aumentar ou dar alternativas de
comunicação de crianças com surdez.
Objetivo
geral
Facilitar
a alfabetização de alunos com surdez.
Objetivo
específicos
-
Identificar as formas das vogais;
-
Relacionar objetos que iniciam com vogais.
Conteúdos
Estudo
das vogais: a, e, i, o, u.
Tempo
estimado
Um
mês.
Material
digital utilizado
PC
ou notebook com o software Hot Potatoes, instalado.
Desenvolvimento
metodológico
1ª
Etapa: Instalação do programa digital Hot Potatoes, disponível em:
https://hotpot.uvic.ca/
Depois
de instalado, utilizar a ferramenta Jmatch, que disponibiliza à
construção de exercícios de correspondência.
Antes
do aluno utilizar o material, esse programa digital será apresentado
ao educando, isto é, será “mostrado” ao aluno: como funciona.
2ª
Etapa: A atividade é simples pois sugere-se que o aluno relacione as
figuras disponibilizadas com as vogais: a, e, i, o, u.
Avaliação
A
avaliação esta relacionada com a participação dos alunos e não
exatamente com erros e acertos dos educandos.
Uma
vez que o material digital orienta intuitivamente, se o indivíduo
acertou ou não à atividade; quando se houver erro, o aluno será
orientado a realizar a tarefa novamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário