quarta-feira, 2 de julho de 2014

Projeto: O uso de animações virtuais

1) Nome do Projeto: O uso de animações virtuais no processo ensino/aprendizagem da proporcionalidade.

2) Público alvo: Alunos do Ensino Fundamental – 8ª/9º anos.

3) Área de conhecimento: Matemática.

4) Objetivo geral:
Auxiliar os educandos à aprendizagem do conteúdo da matemática escolar: proporcionalidade.

5) Objetivos específicos
- Estabelecer relações de congruência e semelhança entre figuras planas;
- Fazer transformações no plano;
- Uso pelos estudantes de software educacional;
- Que os estudantes percebam, que o estudo das proporções, é a base para a compreensão de conceitos diversos, como razão, porcentagem, etc;
- Resolver situações-problemas, que envolvam proporcionalidade.

6) Justificativa
O presente trabalho justifica-se em razão desse conteúdo estar presente na resolução de problemas multiplicativos, nos estudos de porcentagem, de semelhança de figuras, na matemática financeira, na análise de tabelas, gráficos e funções, conforme preconiza PCN/MEC (1997)1.

7) Metodologia
Optamos nesse projeto pelo Método Dialético2, visto o conteúdo escolar proporcionalidade estar presente no cotidiano dos educandos, segundo ALMEIDA, 1994.
Plano de ação
    OBJETIVO
    AÇÂO
    RECURSOS
    3 h/aulas:
    - A proporcionalidade entre grandezas.
    - Propriedade fundamental das proporções.
    - Grandezas diretamente proporcionais.
    - Grandezas inversamente proporcionais.
    - Verificar proporcionalidade ao ampliar e reduzir figuras.
    1. Reconhecer quando suas grandezas são ou não proporcionais.
    2. Resolver problemas aplicando a propriedade fundamental de proporções.
    3. Resolver problemas envolvendo grandezas diretamente proporcionais e problemas envolvendo grandezas inversamente proporcionais.
    4. Utilizar simulações.
    - CD-R, com vídeo
    sensibilizador, vídeo TV Escola:
    - Livros didáticos.
    - Calculadora.
    - Leitura do texto: A intrigante folha de 
    papel A4.
    - Computadores.
    3 h/aulas:
    - O conceito de razão.
    - Razão entre grandezas de mesma natureza.
    - Razão entre grandezas de natureza diferentes.
    - Comparar razões e investigar o significado das razões.
    1. Determinar a razão entre duas grandezas de mesma espécie e de espécies diferentes.
    2. Resolver problemas envolvendo o conceito de razões.
    3. Comparação das medidas das razões.
    Leitura do texto:
    - Proporção: O número de ouro.
    - Atividade sobre o número de ouro.
    2 h/aulas:
    - Regra de três simples.
    - Regra de três composta.
    1. Resolver problemas utilizando a regra de três simples e a regra de três composta.
    Atividades em uma planilha eletrônica.
    2 h/aulas:
    - Razões especiais.
    Semelhança de triângulos.
    1. Medir distâncias através da Semelhança de Triângulos.
    Atividades com o Objeto de 
    Aprendizagem – RIVED, disponível em: http://rived.mec.gov.br/atividades/
Delineamento inicial do plano de estudos necessário ao docente para encaminhamento
do projeto, bem como possibilidades de articulação do trabalho proposto com outras
áreas do conhecimento.
As novas tecnologias estão modificando a sociedade e consequentemente à escola, constatamos isto em nosso ambiente escolar onde crianças e adolescentes, passam maior parte de seu tempo envoltos em novos aparatos tecnológicos, como: pendrives, telefones móveis com acesso à rádios, TV e internet. E como a maioria das escolas já possuem as chamadas salas digitais ou laboratórios de informática, consequentemente, os educandos não são mais atraídos com aulas tradicionais. Para modificar este quadro, segundo MORAN (2009): “Precisamos saber escolher aquilo que melhor atende ao aluno[...]”.
Face a essa problemática sugerimos o uso de applets de matemática em sala de aula ou em laboratórios de informática, pois segundo (SANTOS, 2008): “[...]os alunos devem, frequentemente ter oportunidades de utilizar recursos[...]”.Ainda segundo os PARÂMETROS CURRÍCULARES NACIONAIS – BRASIL (2000), orienta que: “[...]reconhecer a informática como ferramenta para novas estratégias de aprendizagem, capaz de contribuir de forma significativa para o processo de construção do conhecimento[...]”
8) Resultados esperados com a realização do projeto com os alunos
Pressupõe-se que através das atividades, os estudantes venham a melhorar o entendimento sobre razões e proporções.
9) Delineamento inicial de interrogações de pesquisa em Mídias na Educação que podem
ser decorrentes dos resultados do trabalho pedagógico desenvolvido.

10) REFERÊNCIAS
Almeida. M.B. Noções básicas sobre metodologia de pesquisa científica. Disponível em:

Blog, wiki e mapas conceituais digitais no desenvolvimento de projetos de Aprendizagem com alunos do Ensino Fundamental. Disponível em:

PARÃMETROS CURRÍCULARES NACIONAIS – MATEMÁTICA. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf. Acesso em 30 Nov 2013.


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