1) Nome do Projeto: O
uso de animações virtuais no processo ensino/aprendizagem da
proporcionalidade.
2) Público alvo: Alunos
do Ensino Fundamental – 8ª/9º anos.
3) Área de conhecimento:
Matemática.
4) Objetivo geral:
Auxiliar os educandos à
aprendizagem do conteúdo da matemática escolar: proporcionalidade.
5) Objetivos específicos
- Estabelecer relações de
congruência e semelhança entre figuras planas;
- Fazer transformações no
plano;
- Uso pelos estudantes de
software educacional;
- Que os estudantes
percebam, que o estudo das proporções, é a base para a compreensão
de conceitos diversos, como razão, porcentagem, etc;
- Resolver
situações-problemas, que envolvam proporcionalidade.
6) Justificativa
O presente trabalho
justifica-se em razão desse conteúdo estar presente na resolução
de problemas multiplicativos, nos estudos de porcentagem, de
semelhança de figuras, na matemática financeira, na análise de
tabelas, gráficos e funções, conforme preconiza PCN/MEC (1997)1.
7) Metodologia
Optamos nesse projeto pelo
Método Dialético2,
visto o conteúdo escolar proporcionalidade estar presente no
cotidiano dos educandos, segundo ALMEIDA, 1994.
Plano de ação
OBJETIVO
|
AÇÂO
|
RECURSOS
|
3
h/aulas:
-
A proporcionalidade entre grandezas.
-
Propriedade fundamental das proporções.
-
Grandezas diretamente proporcionais.
-
Grandezas inversamente proporcionais.
-
Verificar proporcionalidade ao ampliar e reduzir figuras.
|
1.
Reconhecer quando suas grandezas são ou não proporcionais.
2.
Resolver problemas aplicando a propriedade fundamental de
proporções.
3.
Resolver problemas envolvendo grandezas diretamente proporcionais
e problemas envolvendo grandezas inversamente proporcionais.
4.
Utilizar simulações.
|
-
CD-R, com vídeo
sensibilizador,
vídeo TV Escola:
-
Livros didáticos.
-
Calculadora.
-
Leitura do texto: A intrigante folha de
papel A4.
-
Computadores.
|
3
h/aulas:
-
O conceito de razão.
-
Razão entre grandezas de mesma natureza.
-
Razão entre grandezas de natureza diferentes.
-
Comparar razões e investigar o significado das razões.
|
1.
Determinar a razão entre duas grandezas de mesma espécie e de
espécies diferentes.
2.
Resolver problemas envolvendo o conceito de razões.
3.
Comparação das medidas das razões.
|
Leitura
do texto:
-
Proporção: O número de ouro.
-
Atividade sobre o número de ouro.
|
2
h/aulas:
-
Regra de três simples.
-
Regra de três composta.
|
1.
Resolver problemas utilizando a regra de três simples e a regra
de três composta.
|
Atividades
em uma planilha eletrônica.
|
2
h/aulas:
-
Razões especiais.
Semelhança
de triângulos.
|
1.
Medir distâncias através da Semelhança de Triângulos.
|
Atividades
com o Objeto de
Aprendizagem – RIVED, disponível em:
http://rived.mec.gov.br/atividades/
|
Delineamento inicial do
plano de estudos necessário ao docente para encaminhamento
do projeto, bem como
possibilidades de articulação do trabalho proposto com outras
áreas do conhecimento.
As
novas tecnologias estão modificando a sociedade e consequentemente à
escola, constatamos isto em nosso ambiente escolar onde crianças e
adolescentes, passam maior parte de seu tempo envoltos em novos
aparatos tecnológicos, como: pendrives, telefones móveis com acesso
à rádios, TV e internet. E como a maioria das escolas já possuem
as chamadas salas digitais ou laboratórios de informática,
consequentemente, os educandos não são mais atraídos com aulas
tradicionais. Para modificar este quadro, segundo MORAN (2009):
“Precisamos saber escolher aquilo que melhor atende ao
aluno[...]”.
Face a essa problemática sugerimos o uso de applets de matemática em sala de aula ou em laboratórios de informática, pois segundo (SANTOS, 2008): “[...]os alunos devem, frequentemente ter oportunidades de utilizar recursos[...]”.Ainda segundo os PARÂMETROS CURRÍCULARES NACIONAIS – BRASIL (2000), orienta que: “[...]reconhecer a informática como ferramenta para novas estratégias de aprendizagem, capaz de contribuir de forma significativa para o processo de construção do conhecimento[...]”
Face a essa problemática sugerimos o uso de applets de matemática em sala de aula ou em laboratórios de informática, pois segundo (SANTOS, 2008): “[...]os alunos devem, frequentemente ter oportunidades de utilizar recursos[...]”.Ainda segundo os PARÂMETROS CURRÍCULARES NACIONAIS – BRASIL (2000), orienta que: “[...]reconhecer a informática como ferramenta para novas estratégias de aprendizagem, capaz de contribuir de forma significativa para o processo de construção do conhecimento[...]”
8) Resultados esperados com
a realização do projeto com os alunos
Pressupõe-se que através
das atividades, os estudantes venham a melhorar o entendimento sobre
razões e proporções.
9) Delineamento inicial de
interrogações de pesquisa em Mídias na Educação que podem
ser decorrentes dos
resultados do trabalho pedagógico desenvolvido.
10) REFERÊNCIAS
Almeida. M.B. Noções
básicas sobre metodologia de pesquisa científica.
Disponível em:
ftp://ftp.unilins.edu.br/brenoortega/metodologia/metodologia.pdf.
Acesso em 14 Dez 2013.
Blog, wiki e mapas
conceituais digitais no desenvolvimento de projetos de Aprendizagem
com alunos do Ensino Fundamental.
Disponível em:
http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/14169/8100.
Acesso em 14 Dez 2013.
PARÃMETROS CURRÍCULARES
NACIONAIS – MATEMÁTICA.
Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf.
Acesso em 30 Nov 2013.
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