Para
Piaget, o conhecimento é algo adquirido a partir de vivências do
sujeito sobre o objeto de conhecimento.
A
partir do conceito de epistemologia, que é o estudo critico do
conhecimento científico. Piaget faz uma analogia, isto é, relaciona
que a criança aprenderia como um cientista quando esse constrói seu
conhecimento, ou desenvolve sua teoria, através da experimentação,
de hipóteses, assim à criança construiria seu conhecimento através
das vivências (experimentações), e de hipóteses.
Epistemologia
genética de Piaget
Considera
toda estrutura orgânica do homem, que seria determinante para o
conhecer, e que as estruturas mentais apareceriam como resultado da
interação entre meio e sujeito.
Mas
estas estruturas mentais, não seriam algo pronto, acabado, mas
resultado de um estudo de como o conhecimento, estrutura-se, qual sua
natureza e como evolui, cujo desenvolvimento depende das relações
entre organismo e ambiente, isto é, que os processos cognitivos
poderiam ocorrer de acordo com estimulações, ao organismo pelo
ambiente.
Logo
para que isso ocorre-se, o sujeito deveria adaptar-se, orgânica e
intelectualmente com fins à construção e organização de
processos cognitivos, que o habilitariam à compreensão, ao agir,
pensar: conhecer!
Nenhum comentário:
Postar um comentário